Normas e especificações técnicas para a cartografia topográfica - Versão 1.1.2

Dicionário de objetos


Área agrícola, florestal ou mato

Report
TEMA CARACTERÍSTICA GEOGRÁFICA OBJETO OBJETO INSPIRE DIMENSÃO
OCUPAÇÃO DO SOLO Área agrícola, florestal ou mato AreaAgricolaFlorestalMato LandCoverUnit 2D
DEFINIÇÃO
Áreas naturais de ocupação do solo.
OBSERVAÇÕES
A elaboração da cartografia topográfica pode recorrer aos dados da Carta de Ocupação do Solo (COS). A COS pode ser utilizada como fonte de dados auxiliar, utilizando para este efeito a relação entre as classes da COS e os valores dos atributos previstos para o NdD1 e NdD2 (ver esquemas de mapeamento). No entanto, importa ter em consideração que a área mínima cartografada na COS é de 10 000 m2 e as áreas mínimas que exigem representação na cartografia topográfica são de 2000 m2 e 5000 m2 para o NdD1 e NdD2, respetivamente. Assim, a informação da COS deve ser objeto de interpretação e de ajustamentos em função das áreas mínimas descritas, tendo ainda em consideração todas as demais regras específicas definidas para o tema “Ocupação do Solo”. Deve ainda ser considerada a seguinte regra de generalização: As áreas definidas como “Área agrícola, florestal ou mato” devem ser únicas (sem “recortes” e sem “buracos”) caso tenham a mesma classificação e intersetem outro elemento pontual ou linear. Estas áreas apenas devem ficar separadas se intersetarem uma “Área artificializada”, um objeto poligonal do tema Hidrografia ou vias rodoviárias com limites que atravessem e dividam a mesma área.

Report
FOTOS ESQUEMAS
,,

Report
ATRIBUTO MULTIPLICIDADE DEFINIÇÃO TIPO NdD1 NdD2
identificador 1 Identificador unívoco - Universal Unique Identifier gerado através da função uuid_generate_v1mc(). UUID x x
inicioObjeto 1 Data e hora (hora:minuto:segundo) em que a versão em causa do “objeto” foi inserida ou alterada. DataTempo x x
fimObjeto [0..1] Data e hora (hora:minuto:segundo) em que a versão em causa do “objeto” foi substituída. DataTempo
geometria 1 Geometria (polígono) x x
valorAreasAgricolasFlorestaisMatos 1 Tipo de área verde. Lista de códigos x x
nome [0..1] Nome da área. Texto x x

Report

valorAreasAgricolasFlorestaisMatos

VALOR DESCRIÇÃO VALOR INSPIRE NdD1 NdD2 DEFINIÇÃO OBSERVAÇÕES FOTOS ESQUEMAS
1 Agricultura x Áreas utilizadas para agricultura, constituídas por terras aráveis e culturas permanentes.
1.1 Cultura temporária de sequeiro e regadio x Culturas agrícolas temporárias irrigadas e não irrigadas. ,
1.2 Arrozal x Área de uso agrícola preparada para o cultivo do arroz. ,
1.3 Vinha x Área com plantações de vinha. ,,
1.4 Pomar x Área com árvores ou arbustos de uma ou várias espécies destinados à produção de fruto.
1.5 Olival x Área de plantação de oliveiras (Olea europea var. europea) para produção de azeitona. ,
2 Pastagem Área ocupada com vegetação essencialmente do tipo herbácea.
2.1 Pastagem permanente x x Área ocupada com vegetação predominantemente herbácea semeada, não incluída em sistemas de rotação de culturas, podendo ou não ter pastoreio in situ, e que acessoriamente pode ou não ser cortada em determinados períodos do ano.
2.2 Vegetação herbácea natural x x Área ocupada com vegetação predominantemente herbácea espontânea onde não existe qualquer intervenção do homem.
3 Sistema agroflorestal x x Área de terrenos dedicados aos usos florestais e agrícolas.
4 Floresta Área de terreno coberto de árvores e de outras formações vegetais. Para o NdD1 deverá ser identificada se a espécie dominante na floresta são Folhosas ou Resinosas e deverá ser classificado como 4.1 ou 4.2, respetivamente. Para o NdD2 deve ser verificado se existe uma espécie dominante nas que estão identificadas, caso contrário deve-se escolher a opção 4.1.7 (Outras folhosas) ou 4.2.3 (Outras resinosas), conforme faça mais sentido em função do tipo de espécie dominante na Mata.
4.1 Floresta de folhosas x Floresta de espécies arbóreas angiospérmicas.
4.1.1 Sobreiro x Área ocupada por conjuntos de árvores da espécie sobreiro (Quercus suber).
4.1.2 Azinheira x Área ocupada por conjuntos de árvores da espécie azinheira (Quercus rotundifolia).
4.1.3 Carvalho x Área ocupada por conjuntos de árvores florestais das espécies carvalho-negral (Quercus pyrenaica), carvalho-alvarinho (Quercus robur), carvalho-português (Quercus faginea), ou de outros carvalhos.
4.1.4 Castanheiro x Área ocupada por conjuntos de árvores da espécie castanheiro (Castanea sativa) resultantes de regeneração natural, sementeira ou plantação.
4.1.5 Eucalipto x Área ocupada por conjuntos de árvores da espécie eucalipto (Eucalyptus spp.) resultantes de regeneração natural, sementeira ou plantação. ,,
4.1.6 Espécie invasora x Área ocupada por conjuntos de árvores de espécie de carácter invasor.
4.1.7 Outras folhosas x Área ocupada por conjuntos de árvores em que se verifica a dominância numa espécie de outras folhosas não discriminadas nas restantes classes de folhosas (inclui floresta de nogueira (Juglans regia) desde que explorada para a produção de madeira).
4.2 Floresta de resinosas x Floresta de espécies arbóreas gimnospérmicas.
4.2.1 Pinheiro manso x Área ocupada por conjuntos de árvores da espécie pinheiro manso (Pinus pinea) resultantes de regeneração natural, sementeira ou plantação.
4.2.2 Pinheiro bravo x Área ocupada por conjuntos de árvores da espécie pinheiro bravo (Pinus pinaster) resultantes de regeneração natural, sementeira ou plantação.
4.2.3 Outras resinosas x Área ocupada por conjuntos de árvores em que se verifica a dominância numa espécie de outras resinosas não discriminadas nas restantes classes de resinosas.
5 Mato x x Área natural de vegetação espontânea (urzes, silvas, giestas, tojos, zambujeiro).
Report

nome

DEFINIÇÃO
Nome da área.
TIPO
Texto
OBSERVAÇÕES
FOTOS
ESQUEMAS